Nossa História

Um ambiente que resgata e preserva as origens

Tudo começou em 1890, quando um Lorde Inglês, engenheiro de elétrica, veio para região atraído pela energia elétrica que estava chegando e pela estrada de ferro.
Nesta época, a Fazenda Santa Clara já existia, localizando-se sempre muito próxima à cidade, praticamente dentro de Pedreira.

 

Com a crise da bolsa de NY, em 1929, e suas consequências devastadoras na economia, muitos deixaram o país ou mudaram para outras regiões.

 

Foi aí que o Sr. Pedro de Castro Pinto, que morava na cidade de Conceição do Rio Verde-MG, adquiriu a fazenda e deu continuidade à cultura do café, visto que o local Já dispunha de toda infraestrutura necessária para o beneficiamento do produto.

 

Hoje, a sede continua ativa, porém, sem o cultivo do café. O objetivo é manter viva a história e, por isso, o Café Fazenda Santa Clara abriu suas portas em 2014, ocupando um espaço onde antigamente morava o administrador da fazenda, ao lado da antiga sede, proporcionando uma verdadeira viagem pela história, pela cultura e pela gastronomia da região.